Você vai treinar para VER DIFERENTE e desenhar bem! A maioria dos adultos fica estacionada nas idades visuais da infância ou adolescência. Isso não é um problema, é somente um fato. Você documenta a sua memória visual com 6 desenhos iniciais e inicia seu treinamento visual-motor para desenvolver o seu Ato de Desenhar.
Não saber desenhar deve-se principalmente ao nosso sistema educacional ocidental que ensina primordialmente habilidades verbais-escritas e não visuais às crianças. A sua idade visual vai mudar rapidamente durante o curso e você treinará a sua coordenação visual-motora que lhe permitirá desenhar muito bem e em pouco tempo. Mas não é só treinamento mecânico. Você vai trazer a sua personalidade gráfica para os seus desenhos e a sua arte vai iniciar o processo de ser só sua. Você vai desenvolver o seu Ato de Desenhar!
Você quer desenhar muito bem! Mas como é que a sua memória visual atrapalha e não deixa você desenhar? Já de entrada, você descobre que não é uma questão de técnica de desenho. É uma questão com a forma de ver. Existe uma forma de ver para desenhar e fazer Arte que é muito diferente da nossa forma de ver comum. O Ato de Desenhar é um curso que nasceu de mais de 33 anos ensinando desenho, pintura, percepção visual, anatomia artística, gravura e História da Arte. Essa experiência é destilada e demonstrada nas suas possibilidades.
Esta seção mostra a necessidade de iniciar com desenhos de retratos, sendo isso um dos pontos principais do curso. O retrato é considerado o mais difícil dos assuntos artísticos e por isso mesmo é que focamos no retrato desde o início do seu Ato de Desenhar! Você já viu cursos de desenho que começam com potes de barro, panelas, frutas e flores? Aqui é retrato, retrato e mais retrato! Assim, tudo o mais é simples depois que se aprende a domar visualmente o retrato! Retratos, paisagens e natureza mortas são desenhados com a mesma maneira de ver diferente, a forma de ver dos Grandes Mestres.
Algumas das descobertas de como o nosso cérebro funciona são usadas para treinar o seu ver diferente para desenhar bem. Você tem que domar o seu cérebro racional-verbal. Só assim é que este seu cérebro que fala e marca tempo deixa o seu outro cérebro, a metade que pode fazer arte, se desenvolver plenamente. E toda a sua vida lendo, escrevendo, cumprindo horários… como é que isso pode ser contornado para que você desenhe muito bem? Imagine ter que evitar a escrita e a gravidade para desenhar! Este módulo treina a sua prática para que o seu ver se torne diferente!
Nesta Seção temos muitos assuntos ligados ao retrato. O todo e as partes, a forma e a não-forma são percebidas pela sua mão que desenha. Questões gerais e específicas nos seus desenhos e nos dos seus colegas de curso, que me são enviados durante o curso, são discutidas e resolvidas no grupo social do curso e no coaching pessoal durante ao horas de gabinete virtual do Prof. Plínio..
E você aprofunda-se no retrato. As partes e o todo da sua face e busto, que sempre estiveram com você, devido aos exercícios dessa seção serão percebidos de forma muito diferente. Desenhos de feições em várias posições marcam este grande divisor de águas dessa parte do curso: você está desenhando retratos e começa a fazer isso com competência!
Os Grandes Mestres sempre usaram todo e qualquer recurso técnico-científico que melhorasse suas obras. O foco principal nas artes visuais sempre foi prender a realidade em papel, tela ou pedra. O realismo congelado parece ser uma necessidade do ser humano. Artistas sempre usaram recursos óticos, geométricos, matemáticos e instrumentos, para auxiliá-los em melhorar e tornar mais eficientes as suas formas de fazer Arte. Aprenda e use alguns recursos técnicos dos Grandes Mestres nos seus desenhos fazendo os exercícios dessa Seção.
O Ato de Desenhar é um método. É uma estrutura de trabalho e prática artística que requer que você aprenda fazendo. Você aprende a desenhar desenhando! E a única maneira possível de se desenhar bem é desenhar com olhos que vêem diferente. O balanço que existe no mundo visual pode e deve ser usado para lhe treinar a ver diferente e desenhar muito bem. O que é que uma criança em idade pré-escolar e um artista tem em comum? E o meu método do Ato de Desenhar chega ao clímax com exercícios de posicionamento, divisão espacial e Luz e Sombras. A síntese da descoberta de como desenhar muito bem dos Grandes Mestres agora passa a ser sua!
Essa módulo faz uma grande revisã. E continuam os exercícios, agora para relembrar e lhe ajudar a fixar o seu Ver Diferente para desenhar muito bem. O seu antes e o seu agora são comparados, para medir o seu desenvolvimento visual-motor desde quando você iniciou o curso. E que tal convocar artistas que você admira para lhe auxiliarem no seu crescimento artístico? O curso chega ao fim com uma Master-Class que critica trabalhos feitos pelos alunos durante o curso.
E você fez uma quantidade apreciável de desenhos para treinar o seu ver diferente para desenhar bem! Antes do fim do workshop temos uma das nossas conversas para ver quais as suas pretensões artísticas, agora que você treinou o seu Ver Diferente!