Faça os exercícios em seu próprio tempo e treine na maneira de desenhar dos Grandes Mestres. Você vai desenhar muito bem!

O Ato de Desenhar é um workshop muito diferente. É prático e profundo. Aqui você descobre as bases necessárias e desenvolve suas habilidades visuais-motoras para fazer a Sua Grande Arte.

São aulas-demonstração em vídeo acompanhadas por exercícios em arquivos PDF. Os exercícios que são paso-a-passo e sequenciais lhe guiam no seu desenvolvimento visual-motor. Isso lhe leva a ver diferente e a desenhar muito bem.

O workshop prova que você já, isso mesmo, você já desenha. O que você não tem desenvolvida é a sua capacidade de VER DIFERENTE que é necessária para que você desenhe muito bem! Os Grandes Mestres das Artes aprenderam a ver diferente e assim fizeram as suas magníficas obras.

Você desenvolve o seu ver diferente para poder fazer a sua Grande Arte!

Descubra qual é a sua idade visual para desenhar. A maioria dos adultos fica estacionada nas idades visuais da infância ou adolescência. Isso não é um problema, é somente um fato. Deve-se principalmente ao nosso sistema educacional ocidental, que ensina primordialmente as habilidades verbais e não ensina as habilidades visuais às crianças. A sua idade visual vai mudar rapidamente durante o workshop e você chegará a uma plena idade visual que lhe permitirá desenhar muito bem e em pouco tempo.

4 MÓDULOS

MÓDULO 1 - Início rápido!

Você quer desenhar muito bem! Mas como é que a sua memória visual atrapalha e não deixa você desenhar? Já de entrada, você descobre que não é uma questão de técnica de desenho. É uma questão com a forma de ver. Existe uma forma de ver para desenhar e fazer Arte que é muito diferente da nossa forma de ver comum. O Ato de Desenhar é um curso que nasceu de mais de 32 anos ensinando desenho, pintura, percepção visual, anatomia artística, gravura e História da Arte. Essa experiência é destilada e demonstrada nas suas possibilidades já no MÓDULO 1.

MÓDULO 2 - Introdução ao Método

Este módulo mostra a necessidade de iniciar com desenhos de retratos, sendo isso um dos pontos principais do curso. O retrato é considerado o mais difícil dos assuntos artísticos e por isso mesmo é que focamos no retrato desde o início do Ato de Desenhar. Você já viu cursos de desenho que começam com potes de barro, panelas, frutas e flores? Aqui é retrato, retrato e mais retrato! Assim, tudo o mais é simples depois que se aprende a domar visualmente o retrato! Retratos, paisagens e natureza mortas são desenhados para treinar a forma diferente de ver, a forma de ver dos Grandes Mestres.

MÓDULO 3 - Contra o estabelecido

Algumas das descobertas de como o nosso cérebro funciona são usadas para treinar o seu ver diferente para desenhar bem. Você tem que domar o seu cérebro racional-verbal. Só assim é que este seu cérebro que fala e marca tempo deixa o seu outro cérebro, a metade que pode fazer arte, se desenvolver plenamente. E toda a sua vida lendo, escrevendo, cumprindo horários… como é que isso pode ser contornado para que você desenhe muito bem? Imagine ter que evitar a escrita e a gravidade para desenhar! Este módulo treina a sua prática para que o seu ver se torne diferente!

MÓDULO 4 - O Retrato e o Autorretrato

E neste módulo temos muitos assuntos ligados ao retrato e autorretrato. O todo e as partes, a forma e a não-forma são percebidas pela sua mão que desenha. O final deste módulo trás uma Master-Class de crítica de trabalhos dos alunos do curso. Questões gerais e específicas dos desenhos de alunos do curso são discutidas e resolvidas visualmente. O seu antes e o seu agora são comparados, para medir o seu desenvolvimento visual-motor desde quando você iniciou o workshop.

2 BONUS

2 Bonus que são indispensáveis ao seu aprendizado!

Cada um desses bonus pode ser considerado um curso completo! Mas a profundidade do Método O Ato de Desenhar ficaria incompleta se você não tivesse acesso agora a este material. Você recebe ao longo do curso conhecimentos sobre como usar fotografias e imagens, luz e sombra e o valor da cor. E que tal uma olhada na minha maneira de trabalhar, pessoal, com o meu desafio diário de 21 dias estudando obras de Cèzanne? E o melhor é que você não paga nada a mais por estes bonus!

BONUS 1 - Imagens e fotografias como referências

Como organizar seu espaço visual e modelo para fotografar? Existem sérias questões de iluminação e distorções visuais nas suas fotos de referência e você tem que saber lidar com elas! O que observar quanto à colocação de modelos, objetos e fundo em obras de Grandes Mestres e como estas poderosas composições nos seus próprios trabalhos?

BONUS 2 - Análise e estudo focado em um Grande Mestre

Série de 21 vídeos, em 21 dias, onde imponho-me um "desafio diário" para moldar a minha percepção visual. Uso para isso parte da obra do primeiro artista modernista, o francês Paul Cèzanne. Passo-a-passo, questões técnicas e estéticas são apresentadas nos 21 vídeos. Pinturas e desenhos de Cèzanne são estudados em desenhos de linha. A obra de Cèzanne é fundamental para entendermos a arte dos últimos 130 anos. Ao aprender a focar em um "desafio diário" seu, você reprogramará o seu cérebro para realizar a sua Grande Arte, a Arte que só você poderá fazer!

Planos de pagamento

Estude pelo seu celular, tablet ou computador! Contato direto um-a-um pela Internet com orientação direta do Prof. Plínio.

Plano 3PAG

Pagamento facilitado
R$ 893 / 3 Parcelas de
  • Parcelado em 3 vezes no cartão!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO

Plano OURO

Recomendado para todos!
R$ 2287 / Pagamento único de
  • Um único pagamento com desconto!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO
PREFERIDO

Plano 6PAG

Pagamento facilitado
R$ 517 / 6 Parcelas de
  • Parcelado em 6 vezes no cartão!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO

Perguntas mais frequentes

Todos podem desenhar bem? Isso é verdade?

Desenhar é uma capacidade básica do ser humano. Todos podem fazer isso com muita competência desde que treinados! Se você descasca uma batata sem se cortar… você já desenha bem! A questão é que você não sabe como passar do “corte” na casca da batata à linha riscada no papel!

Como vou estudar?

A diferença de estudar comigo pela internet ou em uma sala com 4 paredes é a forma que nos comunicaremos. No workshop O Ato de Desenhar você assiste aos vídeos, baixa os PDFs de apoio às lições, imprime em papel (se for necessário) e desenha com caneta ou lápis em uma folha de desenho. O workshop tem lições que você envia uma foto dos seus desenhos (celular, smartphone, tablet ou escaner) pra mim. Eu analiso o seu desenho e dou retorno direto a você. Simples assim!

Como é sua orientação personalizada, prof. Plínio?

Todos podem desenhar muito bem, mas cada um aprende a desenhar diferente do outro. Por isso é que eu, durante o curso, olho seus desenhos, comento e oriento a sua jornada. Existem adultos na idade visual infantil (muitos) e existem outros adultos com idades visuais mais desenvolvidas. É por isso que eu (como seu professor com experiência de mais de 32 anos ensinando a VER para DESENHAR muito bem) fico me comunicando com você pela Internet e facilitando os seus passos, apontando novos caminhos visuais e simplificando o seu processo de aprendizado. É igual ao professor na sala de aula e as horas de atendimento no gabinete. Durante o workshop eu, Plínio, sou seu professor de sala de aula e com horas de gabinete para atendimento direto a você.

Você entra com o tempo que tem para desenhar e eu entro com o meu conhecimento para lhe guiar a ver diferente para desenhar bem!

Como é que eu vou aprender a desenhar bem?

Os exercícios, as aulas e demonstrações em vídeo lhe conduzem passo-a-passo por um treimamento visual-motor. O seu cérebro assim aprende a ver e desenhar o que vê! Você vai enviar exercícios ao Prof. Plínio que lhe orientará de forma direta, corrigindo e sugerindo maneiras de desenhar.

Como é o grupo de estudos do workshop?

Teremos um grupo de contato no Facebook para O Ato de Desenhar. Todos as alunas e alunos do workshop (e eu!) estaremos nele para dividir nossos aprendizados e conhecimentos. Esse apoio desta fantástica comunidade faz com que TODOS DESENHEM MUITO BEM! 

O que acontece depois que eu me matriculo?

Uma vez que o seu pagamento é confirmado, eu lhe envio um email de boas vindas, com todos os detalhes de como iniciar os seus estudos. Eu abrirei as matrículas por um curto período de tempo. Se a sala de aula virtual completar antes, o acesso às matrículas será interrompido. Tudo igual ao mundo real.

E O Ato de Desenhar terá início um curto tempo após o fechamento das matrículas. Você recebe o material para os seus estudos semanais no dia e hora combinados para o início dos trabalhos. E vamos assim, semana-a-semana, passo-a-passo pelo Ato de Desenhar até o final do Módulo 4. Você fazendo os seus desenhos e eu lhe orientando.

E por favor saiba disso: para mim é um privilégio ser o seu guia nesta sua passagem competente para as Artes. E saiba, também, que essa talvez seja a maior decisão da sua vida: finalmente saber a desenhar muito bem!

Testemunhos

A oportunidade de estudar e desenvolver arte com Plínio Santos Filho foi um privilégio. Mestre em enxergar cada um individualmente e perceber cada estilo, sentimento, dor, habilidade e colocar tudo junto em um só lugar. Lembro bem quando ao final de uma tela, após ter tido uma perda na semana anterior, ele me olhou, parou, pensou e disse: “muito bem, você virou artista.” 
 
Jorgeane Meriguette 

Posso dizer que Plínio teve um papel fundamental no meu desenvolvimento como artista.
Além de aprender treinar o olhar para o desenho, e dar os primeiros passos na pintura a óleo,
com ele aprendi a observar o trabalho dos grandes mestres da pintura, com
um olhar focado na poética, na composição, nas luzes e nas sombras, nas sutilezas
da técnica de cada um.

Tereza Perman – Artista Visual e Designer – Recife – Brasil

Plínio Santos-Filho tem um dos mais privilegiados cérebros que conheço e, por isso, reúne, como poucos, engenho e arte, razão e entusiasmo. Não por acaso, nele convivem o homem de ciência e o artista,  o homem prático, e até praticíssimo, e o poeta que sabe injetar no cotidiano a necessária loucura criadora. É dessas pessoas a quem nunca se pode ficar indiferente. Sua inquietude, para o bem e para o mal, é sua própria alma e tanto mais alma quanto mais sensível e inquieta.

Paulo Gustavo, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras

Com os ensinamentos de Plínio Santos Filho, um mundo de cores foi revelado para mim, os rabiscos de antes, transformaram-se em traços fortes unindo todos os meus pontos de fuga, para formar os meus horizontes artísticos. O artista que sou hoje tem como mestre e incentivador meu sempre professor Plínio. Obrigado, mestre!

Gustavo Carvalho –  Advogado e Procurador

Professor Plínio vai além da arte de ensinar. É antes de tudo um educador. Com amor desperta a curiosidade dos alunos. Motiva a busca de novos e de velhos ensinamentos. Com simplicidade derrama seus saberes. Desde 2013 tenho a oportunidade de conviver e de estudar desenho e pintura com o professor Plínio. E quero continuar essa caminhada munido de pinceis e de tintas por muitos anos.

Dr. Frederico Maciel Câmara Freire – Médico Psiquiatra e Artista Plástico

Meu gosto artístico atual é influenciado diretamente pelos estudos com Plínio. Desde a primeira aula passei a ter contato mais íntimo com as obras de Lucian Freud, Edward Hopper, Edgar Degas, entre outros artistas que até hoje me acompanham. Além do mais, fui direcionado a desenvolver um tipo singular de expressão, orientado a buscar o traço que fosse natural a mim e aceita-lo como uma possibilidade artística. É perceptível a mudança que as aulas exerceram em minha visão espacial. Você sente os traços sobrepondo os objetos, busca proporções. As habilidades mecânicas parecem ser mera consequência do treino em cima desse tipo de visão.

Matheus Dália – Estudante de design

Estudar História da Arte e Pintura com Plínio Santos Filho, foi uma base indispensável aos meus estudos sobre O assunto. O interesse em conhecer as técnicas utilizadas pelos grandes mestres, foi o meu maior estímulo à pintura clássica. Plínio sempre me falou sobre a importância desses estudos. A teoria e a prática, como recursos de aprimoramento do nosso próprio estilo.

Nara Cavalcanti – Pintora

Sempre desenhei desde pequeno e ao longo dos anos a arte tomou um lugar quase esquecido na minha vida. Cursar com Plínio foi como um momento de inspiração. Renovar o sentido da arte, aprofundando em sua história e suas técnicas, me ajudou a retomar o desenho e a pintura de forma empolgante e enérgica. Vale a pena o aprendizado com esse professor que sabe tudo de arte!

Cláudio Pascoal – Designer e Artista Plástico

 “One piece of work earned him a “best paper” award in 1999 from the NC chapter of the American Associate of Physics Teachers. For several years, as an overload, he taught a Science of Art course that attracted, just by word of mouth, a talented and diverse group of majors from across campus. This was the only science and art on campus for decades until a colleague of mine started a similar course in 2014, in art and biology. In 1998, for his work in PY211-212 he garnered one of NC State University’s most prestigious awards – induction into the NC State Academy of Outstanding Teachers.”

Prof. Dr. Christopher Gould – NCSU Professor and ex-head of the Physics Department NCSU.

A didática do professor é inovadora, deixando o aluno desenvolver seu próprio estilo enquanto estuda pintores clássicos e modernos.

Silvana Lôbo – Artista Visual – Psicóloga

O estudo de desenho e pintura à óleo com Plínio Santos, no ano de 2015, foi muito importante na minha trajetória artística, principalmente pelo fato de perseverar pela observação da proporcionalidade e do volume para que o desenho ficasse bastante fidedigno com o que estava sendo observado.

Rikia Amaral – Artista Plástica

Conheci Plínio como professor de desenho e pintura, em uma época onde a arte me servia mais como terapia do que para ser uma artista.
Comecei a aprender a desenhar, experimentar as cores e a pintar, de forma despretenciosa.
Plínio desafia e estimula as nossas potencialidades, com paciência e dedicação.
Isso nos permite nos entregar ao trabalho, com prazer descobrindo as belezas, as histórias e o bem-estar de desenhar e/ou pintar.

Cris Gomes – Artista Plástica – Analista de Sistemas

“… conheci Plínio….”

Viviane Fiuza – Advogada

“Dr. Santos-Filho was living in the USA and teaching at North Carolina State University when I suggested that we could construct a material research conservation and restoration laboratory in Olinda. He then, moved back to Brazil, and in 2008, while I was the Minister of Science and Technology of Brazil, we inaugurated the Conservation and Restoration Laboratory of Olinda. Olinda is one of Unesco’ World Heritage Sites since 1982.”

Prof. Dr. Sergio Rezende, Ph.D. – Físico e Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil

Estudei com Plínio Santos Filho durante 8 anos. Com ele aprendi que todos podem desenhar e pintar. É só querer. Sua metodologia é perfeita para quem quer entrar nesse universo. Super indico!

Sheyla Camargo – Perman Arquitetura & Design

Matricule-se agora!

As vagas são limitadas!

Plano 3PAG

Pagamento facilitado
R$ 893 / 3 Parcelas de
  • Parcelado em 3 vezes no cartão!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO

Plano OURO

Recomendado para todos!
R$ 2287 / Pagamento único de
  • Um único pagamento com desconto!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO
PREFERIDO

Plano 6PAG

Pagamento facilitado
R$ 517 / 6 Parcelas de
  • Parcelado em 6 vezes no cartão!
  • 4 Módulos e 2 Bonus
  • Grupo no FaceBook
  • Emails de estudo
  • Orientação personalizada
  • 1 ANO DE ACESSO