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A matrícula abre em:
O mundo precisa da Arte que só você pode fazer, a sua Arte!
Participe da próxima turma do curso de desenho O Ato de Desenhar! O acompanhamento direto e um-a-um, entre você e o Prof. Plínio, durante o curso vai fazer você desenhar muito bem e no seu próprio tempo!
Venha!
Agora é a sua vez de desenhar muito bem, desenhar com o ver diferente dos Grandes Mestres das Artes!
O Ato de Desenhar tem 53 lições distribuídas em 8 Módulos! Faça os exercícios em seu próprio tempo e aprenda a desenhar muito bem!
O Ato de Desenhar é um curso muito diferente. É um CURSO PRÁTICO E PROFUNDO que lhe ensina as bases necessárias para que você possa desenvolver a sua Grande Arte. São demonstrações em vídeo acompanhadas por exercícios em PDF, que paso-a-passo lhe guiarão no seu desenvolvimento visual-motor. Isso lhe leva a ver diferente e a desenhar muito bem. A afirmação que o curso prova é que você já, isso mesmo, você já desenha. O que você não tem desenvolvida é a sua capacidade de VER DIFERENTE que é necessária para que você desenhe muito bem! Os Grandes Mestres das Artes aprenderam a ver diferente e assim fizeram as suas magníficas obras. Você desenvolve o seu ver diferente para poder fazer a sua Grande Arte!
Descubra qual é a sua idade visual quando você desenha. A maioria dos adultos fica estacionada nas idades visuais da infância ou adolescência. Isso não é um problema, é somente um fato. Deve-se principalmente ao nosso sistema educacional ocidental que ensina primordialmente habilidades verbais e não visuais às crianças. A sua idade visual vai mudar rapidamente durante o curso, e você chegará a uma plena idade visual que lhe permitirá desenhar muito bem e em pouco tempo.
8 MÓDULOS
MÓDULO 1 - Início rápido!
Você quer desenhar muito bem! Mas como é que a sua memória visual atrapalha e não deixa você desenhar? Já de entrada, você descobre que não é uma questão de técnica de desenho. É uma questão com a forma de ver. Existe uma forma de ver para desenhar e fazer Arte que é muito diferente da nossa forma de ver comum. O Ato de Desenhar é um curso que nasceu de mais de 32 anos ensinando desenho, pintura, percepção visual, anatomia artística, gravura e História da Arte. Essa experiência é destilada e demonstrada nas suas possibilidades já no MÓDULO 1.
MÓDULO 2 - Introdução ao Método
Este módulo mostra a necessidade de iniciar com desenhos de retratos, sendo isso um dos pontos principais do curso. O retrato é considerado o mais difícil dos assuntos artísticos e por isso mesmo é que focamos no retrato desde o início do Ato de Desenhar. Você já viu cursos de desenho que começam com potes de barro, panelas, frutas e flores? Aqui é retrato, retrato e mais retrato! Assim, tudo o mais é simples depois que se aprende a domar visualmente o retrato! Retratos, paisagens e natureza mortas são desenhados para treinar a forma diferente de ver, a forma de ver dos Grandes Mestres.
MÓDULO 3 - Contra o estabelecido
Algumas das descobertas de como o nosso cérebro funciona são usadas para treinar o seu ver diferente para desenhar bem. Você tem que domar o seu cérebro racional-verbal. Só assim é que este seu cérebro que fala e marca tempo deixa o seu outro cérebro, a metade que pode fazer arte, se desenvolver plenamente. E toda a sua vida lendo, escrevendo, cumprindo horários… como é que isso pode ser contornado para que você desenhe muito bem? Imagine ter que evitar a escrita e a gravidade para desenhar! Este módulo treina a sua prática para que o seu ver se torne diferente!
MÓDULO 4 - O Retrato e o Autorretrato
E neste módulo temos muitos assuntos ligados ao retrato e autorretrato. O todo e as partes, a forma e a não-forma são percebidas pela sua mão que desenha. O final deste módulo trás uma Master-Class de crítica de trabalhos dos alunos do curso. Questões gerais e específicas dos desenhos de alunos do curso são discutidas e resolvidas visualmente.
MÓDULO 5 - Recursos técnicos
Os Grandes Mestres sempre usaram todo e qualquer recurso técnico-científico que melhorasse suas obras. O foco principal nas artes visuais sempre foi prender a realidade em papel, tela ou pedra. O realismo congelado parece ser uma necessidade do ser humano. Artistas sempre usaram recursos óticos, geométricos, matemáticos e instrumentos, para auxiliá-los em melhorar e tornar mais eficientes as suas formas de fazer Arte. Aprenda e use alguns recursos técnicos dos Grandes Mestres nos seus desenhos fazendo os exercícios deste módulo.
MÓDULO 6 - O Todo e as partes no autorretrato
E você aprofunda-se no autorretrato. As partes e o todo da sua face e busto, que sempre estiveram com você, devido aos exercícios deste módulo serão percebidos de forma muito diferente. Desenhos de suas feições e um autorretrato em posição 3/4 marcam este grande divisor de águas desta parte do curso: você está desenhando retratos e começa a fazer isso com muita competência!
MÓDULO 7 - O Ato de Desenhar é um Método
O Ato de Desenhar é um método. É uma estrutura de trabalho e prática artística que requer que você aprenda fazendo. Você aprende a desenhar desenhando! E a única maneira possível de se desenhar bem é desenhar com olhos que vêem diferente. O equilíbrio que existe no mundo visual pode e deve ser usado para lhe treinar a ver diferente e desenhar muito bem. O que é que uma criança em idade pré-escolar e um artista tem em comum? E o método do Ato de Desenhar chega ao clímax com exercícios de posicionamento e divisão espacial. A síntese da descoberta de como desenhar muito bem dos Grandes Mestres agora passa a ser sua!
MÓDULO 8 - A Grande Revisão
Este módulo faz uma grande revisão do curso O Ato de Desenhar. E continuam os exercícios, agora para relembrar e lhe ajudar a fixar o seu ver diferente para desenhar muito bem. O seu antes e o seu agora são comparados, para medir o seu desenvolvimento visual-motor desde quando você iniciou o curso. E que tal convocar artistas que você admira para lhe auxiliarem no seu crescimento artístico? O curso chega ao fim com uma Master-Class que critica trabalhos feitos pelos alunos durante o curso. E você participou de 8 Módulos e 53 Lições. Fez uma quantidade apreciável de desenhos para treinar o seu ver diferente para desenhar muito bem! Fim do Curso!
5 BONUS
5 Bonus que são indispensáveis ao seu aprendizado!
Cada um desses bonus pode ser considerado um curso completo! Mas a profundidade do Método O Ato de Desenhar ficaria incompleta se você não tivesse acesso agora a este material. Você recebe ao longo do curso conhecimentos sobre como usar fotografias e imagens, luz e sombra e o valor da cor. Que tal um bonus com uma planilha financeira para calcular quanto você deve cobrar pelos seus desenhos? E que tal uma olhada na minha maneira de trabalhar, pessoal, com o meu desafio diário de 21 dias estudando obras de Cèzanne? E o melhor é que você não paga nada a mais por estes bonus!
E o bonus 5? Que tal um desconto de 15% no meu curso presencial de 10 dias na região centro de Portugal? Você estudará desenho e pintura e visitará cidades monumentos durante este curso presencial!
BONUS 1 - Imagens e fotografias como referências
Como organizar seu espaço visual e modelo para fotografar? Existem sérias questões de iluminação e distorções visuais nas suas fotos de referência e você tem que saber lidar com elas! O que observar quanto à colocação de modelos, objetos e fundo em obras de Grandes Mestres e como estas poderosas composições nos seus próprios trabalhos?
BONUS 2 - Quanto cobrar por um desenho?
Arte… é Arte, mas é também um negócio! Como é que você determina o preço de suas obras? Quanto é que custa (de verdade) a arte que você faz? O que é a COMPOSIÇÃO DO PREÇO DE UMA OBRA? O seu planejamento financeiro como artista é fundamental para o seu sucesso! A planilha de custos do Ato de Desenhar é muito fácil de usar. Ela lhe mostrará o VALOR MÍNIMO que você TEM que cobrar pelos seus desenhos (pinturas, etc.). Caso contrário, você estará pagando para os seus admiradores terem os seus trabalhos!
BONUS 3 - Análise e estudo focado em um Grande Mestre
Série de 21 vídeos, em 21 dias, onde imponho-me um "desafio diário" para moldar a minha percepção visual. Uso para isso parte da obra do primeiro artista modernista, o francês Paul Cèzanne. Passo-a-passo, questões técnicas e estéticas são apresentadas nos 21 vídeos. Pinturas e desenhos de Cèzanne são estudados em desenhos de linha. A obra de Cèzanne é fundamental para entendermos a arte dos últimos 130 anos. Ao aprender a focar em um "desafio diário" seu, você reprogramará o seu cérebro para realizar a sua Grande Arte, a Arte que só você poderá fazer!
BONUS 4 - Luz e Sombra
A luz e a sombra são estudadas de acordo com o entendimento que os grandes Mestres tinhas delas, especialmente na renascença. Existem diferenças fundamentais entre a fotografia e o desenho quanto ao uso de luz e sombra. O mundo visual é simplificado a 4 valores para o melhor entendimento de retratos, paisagens e natureza mortas.
BONUS 5 - Portugal ARTE2018
15% de desconto no curso presencial de desenho e pintura: Portugal ARTE2018. A data deste evento na região central de Portugal será anunciada em futuro próximo! Imagine-se estudando desenho e pintura em Portugal e visitando monumentos que são Patrimônio da Humanidade! É uma imersão em desenho, pintura e cultura como poucos!
TESTEMUNHOS
Posso dizer que Plínio teve um papel fundamental no meu desenvolvimento como artista.
Além de aprender treinar o olhar para o desenho, e dar os primeiros passos na pintura a óleo,
com ele aprendi a observar o trabalho dos grandes mestres da pintura, com
um olhar focado na poética, na composição, nas luzes e nas sombras, nas sutilezas
da técnica de cada um.
Tereza Perman – Artista Visual e Designer – Recife – Brasil
Plínio Santos-Filho tem um dos mais privilegiados cérebros que conheço e, por isso, reúne, como poucos, engenho e arte, razão e entusiasmo. Não por acaso, nele convivem o homem de ciência e o artista, o homem prático, e até praticíssimo, e o poeta que sabe injetar no cotidiano a necessária loucura criadora. É dessas pessoas a quem nunca se pode ficar indiferente. Sua inquietude, para o bem e para o mal, é sua própria alma e tanto mais alma quanto mais sensível e inquieta.
Paulo Gustavo, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras
Com os ensinamentos de Plínio Santos Filho, um mundo de cores foi revelado para mim, os rabiscos de antes, transformaram-se em traços fortes unindo todos os meus pontos de fuga, para formar os meus horizontes artísticos. O artista que sou hoje tem como mestre e incentivador meu sempre professor Plínio. Obrigado, mestre!
Gustavo Carvalho – Advogado e Procurador
Professor Plínio vai além da arte de ensinar. É antes de tudo um educador. Com amor desperta a curiosidade dos alunos. Motiva a busca de novos e de velhos ensinamentos. Com simplicidade derrama seus saberes. Desde 2013 tenho a oportunidade de conviver e de estudar desenho e pintura com o professor Plínio. E quero continuar essa caminhada munido de pinceis e de tintas por muitos anos.
Dr. Frederico Maciel Câmara Freire – Médico Psiquiatra e Artista Plástico
Meu gosto artístico atual é influenciado diretamente pelos estudos com Plínio. Desde a primeira aula passei a ter contato mais íntimo com as obras de Lucian Freud, Edward Hopper, Edgar Degas, entre outros artistas que até hoje me acompanham. Além do mais, fui direcionado a desenvolver um tipo singular de expressão, orientado a buscar o traço que fosse natural a mim e aceita-lo como uma possibilidade artística. É perceptível a mudança que as aulas exerceram em minha visão espacial. Você sente os traços sobrepondo os objetos, busca proporções. As habilidades mecânicas parecem ser mera consequência do treino em cima desse tipo de visão.
Matheus Dália – Estudante de design
Estudar História da Arte e Pintura com Plínio Santos Filho, foi uma base indispensável aos meus estudos sobre O assunto. O interesse em conhecer as técnicas utilizadas pelos grandes mestres, foi o meu maior estímulo à pintura clássica. Plínio sempre me falou sobre a importância desses estudos. A teoria e a prática, como recursos de aprimoramento do nosso próprio estilo.
Nara Cavalcanti – Pintora
Sempre desenhei desde pequeno e ao longo dos anos a arte tomou um lugar quase esquecido na minha vida. Cursar com Plínio foi como um momento de inspiração. Renovar o sentido da arte, aprofundando em sua história e suas técnicas, me ajudou a retomar o desenho e a pintura de forma empolgante e enérgica. Vale a pena o aprendizado com esse professor que sabe tudo de arte!
Cláudio Pascoal – Designer e Artista Plástico
“One piece of work earned him a “best paper” award in 1999 from the NC chapter of the American Associate of Physics Teachers. For several years, as an overload, he taught a Science of Art course that attracted, just by word of mouth, a talented and diverse group of majors from across campus. This was the only science and art on campus for decades until a colleague of mine started a similar course in 2014, in art and biology. In 1998, for his work in PY211-212 he garnered one of NC State University’s most prestigious awards – induction into the NC State Academy of Outstanding Teachers.”
Prof. Dr. Christopher Gould – NCSU Professor and ex-head of the Physics Department NCSU.
A didática do professor é inovadora, deixando o aluno desenvolver seu próprio estilo enquanto estuda pintores clássicos e modernos.
Silvana Lôbo – Artista Visual – Psicóloga
O estudo de desenho e pintura à óleo com Plínio Santos, no ano de 2015, foi muito importante na minha trajetória artística, principalmente pelo fato de perseverar pela observação da proporcionalidade e do volume para que o desenho ficasse bastante fidedigno com o que estava sendo observado.
Rikia Amaral – Artista Plástica
Conheci Plínio como professor de desenho e pintura, em uma época onde a arte me servia mais como terapia do que para ser uma artista.
Comecei a aprender a desenhar, experimentar as cores e a pintar, de forma despretenciosa.
Plínio desafia e estimula as nossas potencialidades, com paciência e dedicação.
Isso nos permite nos entregar ao trabalho, com prazer descobrindo as belezas, as histórias e o bem-estar de desenhar e/ou pintar.
Cris Gomes – Artista Plástica – Analista de Sistemas
“… conheci Plínio….”
Viviane Fiuza – Advogada
“Dr. Santos-Filho was living in the USA and teaching at North Carolina State University when I suggested that we could construct a material research conservation and restoration laboratory in Olinda. He then, moved back to Brazil, and in 2008, while I was the Minister of Science and Technology of Brazil, we inaugurated the Conservation and Restoration Laboratory of Olinda. Olinda is one of Unesco’ World Heritage Sites since 1982.”
Prof. Dr. Sergio Rezende, Ph.D. – Físico e Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil
Estudei com Plínio Santos Filho durante 8 anos. Com ele aprendi que todos podem desenhar e pintar. É só querer. Sua metodologia é perfeita para quem quer entrar nesse universo. Super indico!
Sheyla Camargo – Perman Arquitetura & Design