Venha Desenhar Comigo!

MINICURSO PRÁTICO E PROFUNDO!

Treine a maneira de desenhar dos Grandes Mestres!

Este é um MINICURSO muito diferente. É prático e profundo. É um curso que requer seu envolvimento direto e a princípio pode pareça-lhe avançado. É que você nunca ouviu falar de muitas das coisas que faço e uso enquanto desenho pra mostrar-lhe como fazer e seu cérebro, por não conhecer, fica sinalizando que é difícil!

Aqui você descobre as bases para desenvolver as suas habilidades e iniciar o seu caminho para fazer A Sua Grande Arte.

São aulas-demonstração em vídeo acompanhadas por exercícios no arquivo PDF anexo, que você baixa. Os exercícios são paso-a-passo e sequenciais. Eles guiam o seu desenvolvimento visual-motor.

Este MINICURSO prova que você tem que desenvolver a sua capacidade de VER DIFERENTE para desenhar muito bem! Os Grandes Mestres das Artes aprenderam a ver diferente e assim fizeram as suas magníficas obras.

Aqui você inicia o seu ver diferente para poder fazer a sua Grande Arte!

INÍCIO RÁPIDO - 10 LIÇÕES

Início rápido!

Você quer desenhar muito bem! Já de entrada, você descobre que não é uma questão de técnica de desenho. É uma questão com a forma de ver. Existe uma forma de ver para desenhar e fazer Arte que é muito diferente da nossa forma de ver comum. Este MINICURSO introduz o meu método - O Ato de Desenhar que será lançado brevemente.

Introdução ao Método - O Ato de Desenhar!

Existe a necessidade de iniciar com desenhos de retratos, sendo isso um dos pontos principais do MINICURSO. O retrato é considerado o mais difícil dos assuntos artísticos e por isso mesmo é que focamos no retrato desde o início do Ato de Desenhar. Você já viu cursos de desenho que começam com potes de barro, panelas, frutas e flores? Aqui é retrato, corpo humano e mais retrato! Assim, tudo o mais é simples depois que se aprende a domar visualmente o retrato! Retratos, anatomia artística e paisagens e natureza mortas são desenhados para treinar a forma diferente de ver, a forma de ver dos Grandes Mestres.

Perguntas mais frequentes

Use o seu smartphone ou computador!

Todos podem desenhar bem? Isso é verdade?

Desenhar é uma capacidade básica do ser humano. Todos podem fazer isso com muita competência desde que treinados! Se você descasca uma batata sem se cortar… você já desenha bem! A questão é que você não sabe como passar do “corte” na casca da batata à linha riscada no papel!

Como vou estudar?

A diferença de estudar comigo pela internet ou em uma sala com 4 paredes é a forma que nos comunicaremos. No workshop O Ato de Desenhar você assiste aos vídeos, baixa os PDFs de apoio às lições, imprime em papel (se for necessário) e desenha com caneta ou lápis em uma folha de desenho.

Como é que eu vou aprender a desenhar bem?

Os exercícios, as aulas e demonstrações em vídeo lhe conduzem passo-a-passo por um treimamento visual-motor. O seu cérebro assim aprende a ver e desenhar o que vê!

Como é o grupo de estudos do minicurso?

Teremos um grupo de contato no Facebook para o MINICURSO – O Ato de Desenhar. Todas as alunas e alunos do minicurso (e eu!) estaremos nele para dividir nossos aprendizados e conhecimentos. O apoio desta fantástica comunidade faz com que TODOS DESENHEM MUITO BEM! 

Testemunhos...

O professor Plínio não só tem a sensibilidade necessária para perceber os talentos e dificuldades de cada aluno, como é visível o prazer que sente em descobrir o artista único em cada um de seus estudantes, e em estimular  suas aptidões para o nascimento de artistas com características singulares. Iniciei os estudos com Plínio como forma de aliviar o estresse do dia-a-dia e acabei descobrindo uma veia artística que nunca soube que tinha. Muito obrigada Plínio por todo carinho e dedicação!

Marina Drahomiro – Master Chef – Pintora e Designer

A oportunidade de estudar e desenvolver arte com Plínio Santos Filho foi um privilégio. Mestre em enxergar cada um individualmente e perceber cada estilo, sentimento, dor, habilidade e colocar tudo junto em um só lugar. Lembro bem quando ao final de uma tela, após ter tido uma perda na semana anterior, ele me olhou, parou, pensou e disse: “muito bem, você virou artista.” 
 
Jorgeane Meriguette 

Posso dizer que Plínio teve um papel fundamental no meu desenvolvimento como artista.
Além de aprender treinar o olhar para o desenho, e dar os primeiros passos na pintura a óleo,
com ele aprendi a observar o trabalho dos grandes mestres da pintura, com
um olhar focado na poética, na composição, nas luzes e nas sombras, nas sutilezas
da técnica de cada um.

Tereza Perman – Artista Visual e Designer – Recife – Brasil

Plínio Santos-Filho tem um dos mais privilegiados cérebros que conheço e, por isso, reúne, como poucos, engenho e arte, razão e entusiasmo. Não por acaso, nele convivem o homem de ciência e o artista,  o homem prático, e até praticíssimo, e o poeta que sabe injetar no cotidiano a necessária loucura criadora. É dessas pessoas a quem nunca se pode ficar indiferente. Sua inquietude, para o bem e para o mal, é sua própria alma e tanto mais alma quanto mais sensível e inquieta.

Paulo Gustavo, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras

Com os ensinamentos de Plínio Santos Filho, um mundo de cores foi revelado para mim, os rabiscos de antes, transformaram-se em traços fortes unindo todos os meus pontos de fuga, para formar os meus horizontes artísticos. O artista que sou hoje tem como mestre e incentivador meu sempre professor Plínio. Obrigado, mestre!

Gustavo Carvalho –  Advogado e Procurador

Professor Plínio vai além da arte de ensinar. É antes de tudo um educador. Com amor desperta a curiosidade dos alunos. Motiva a busca de novos e de velhos ensinamentos. Com simplicidade derrama seus saberes. Desde 2013 tenho a oportunidade de conviver e de estudar desenho e pintura com o professor Plínio. E quero continuar essa caminhada munido de pinceis e de tintas por muitos anos.

Dr. Frederico Maciel Câmara Freire – Médico Psiquiatra e Artista Plástico

Meu gosto artístico atual é influenciado diretamente pelos estudos com Plínio. Desde a primeira aula passei a ter contato mais íntimo com as obras de Lucian Freud, Edward Hopper, Edgar Degas, entre outros artistas que até hoje me acompanham. Além do mais, fui direcionado a desenvolver um tipo singular de expressão, orientado a buscar o traço que fosse natural a mim e aceita-lo como uma possibilidade artística. É perceptível a mudança que as aulas exerceram em minha visão espacial. Você sente os traços sobrepondo os objetos, busca proporções. As habilidades mecânicas parecem ser mera consequência do treino em cima desse tipo de visão.

Matheus Dália – Estudante de design

Estudar História da Arte e Pintura com Plínio Santos Filho, foi uma base indispensável aos meus estudos sobre O assunto. O interesse em conhecer as técnicas utilizadas pelos grandes mestres, foi o meu maior estímulo à pintura clássica. Plínio sempre me falou sobre a importância desses estudos. A teoria e a prática, como recursos de aprimoramento do nosso próprio estilo.

Nara Cavalcanti – Pintora

Sempre desenhei desde pequeno e ao longo dos anos a arte tomou um lugar quase esquecido na minha vida. Cursar com Plínio foi como um momento de inspiração. Renovar o sentido da arte, aprofundando em sua história e suas técnicas, me ajudou a retomar o desenho e a pintura de forma empolgante e enérgica. Vale a pena o aprendizado com esse professor que sabe tudo de arte!

Cláudio Pascoal – Designer e Artista Plástico

 “One piece of work earned him a “best paper” award in 1999 from the NC chapter of the American Associate of Physics Teachers. For several years, as an overload, he taught a Science of Art course that attracted, just by word of mouth, a talented and diverse group of majors from across campus. This was the only science and art on campus for decades until a colleague of mine started a similar course in 2014, in art and biology. In 1998, for his work in PY211-212 he garnered one of NC State University’s most prestigious awards – induction into the NC State Academy of Outstanding Teachers.”

Prof. Dr. Christopher Gould – NCSU Professor and ex-head of the Physics Department NCSU.

A didática do professor é inovadora, deixando o aluno desenvolver seu próprio estilo enquanto estuda pintores clássicos e modernos.

Silvana Lôbo – Artista Visual – Psicóloga

O estudo de desenho e pintura à óleo com Plínio Santos, no ano de 2015, foi muito importante na minha trajetória artística, principalmente pelo fato de perseverar pela observação da proporcionalidade e do volume para que o desenho ficasse bastante fidedigno com o que estava sendo observado.

Rikia Amaral – Artista Plástica

Conheci Plínio como professor de desenho e pintura, em uma época onde a arte me servia mais como terapia do que para ser uma artista.
Comecei a aprender a desenhar, experimentar as cores e a pintar, de forma despretenciosa.
Plínio desafia e estimula as nossas potencialidades, com paciência e dedicação.
Isso nos permite nos entregar ao trabalho, com prazer descobrindo as belezas, as histórias e o bem-estar de desenhar e/ou pintar.

Cris Gomes – Artista Plástica – Analista de Sistemas

“… conheci Plínio….”

Viviane Fiuza – Advogada

“Dr. Santos-Filho was living in the USA and teaching at North Carolina State University when I suggested that we could construct a material research conservation and restoration laboratory in Olinda. He then, moved back to Brazil, and in 2008, while I was the Minister of Science and Technology of Brazil, we inaugurated the Conservation and Restoration Laboratory of Olinda. Olinda is one of Unesco’ World Heritage Sites since 1982.”

Prof. Dr. Sergio Rezende, Ph.D. – Físico e Ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil

Estudei com Plínio Santos Filho durante 8 anos. Com ele aprendi que todos podem desenhar e pintar. É só querer. Sua metodologia é perfeita para quem quer entrar nesse universo. Super indico!

Sheyla Camargo – Perman Arquitetura & Design